REFLEXÃO_COMENTE

"Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muitos de nós correr o risco de, a custo de descaso pela educação pública, existencialmente cansados, cair no indiferentismo fatalisticamente cínico que leva ao cruzamento de braços".
Esse é um trecho que faz parte do livro "Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa" de Paulo Freire, grande mestre. É também um fato real para nós brasileiros que nos deparamos a todo momento com o discurso acomodado das pessoas que dizem não haver soluções para os nossos problemas. Frases do tipo, "é assim mesmo, o desemprego é uma fatalidade", "melhor privatizar tudo que funciona", fazem parte do nosso cotidiano.
Até quando vai ser assim?
De quem é a culpa?
O que você pensa sobre essa questão?

posted under |

4 comentários:

Ivana Priscill@ disse...

"De quem é a culpa Casimiro???? Minha é que não é." lembrando o bordão do programa que venha o povo. A culpa é de todos nós! É de todo aquele que não defende o seu direito, é de todo aquele que prefere delegar aos outros a responsabilidade que deveria ser sua, enfim.

O quadro geral da Educação no Brasil é caótico, mas, não é irreversível, como muitos pensam. Podemos, sim, transformar, caso contrário não existiria sentido em nos formar, em aprender.
bjx!
Gostei da provocação!!!
Ivana!

Fernando disse...

Oi, concordo com a colega, é muito pertinente a provocação. Como se a história fosse feita de fatos acabados em si mesmos, fatalidades encerradas com consequências irremediáveis... essa é a mentalidade linear de se pensar a história sem sujeitos, tentando naturalizar a vida social, retirando as intencionalidades dos grupos sociais, elejendo-se heróis incriveis. Está na hora da ficha cair: cada um é responsável pelos rumos da sociedade.

Abraço

Isabela Lacerda disse...

Pois é ... somos todos responsaveis mesmo. Quantas evoluções tivemos graças a pessoas que desejaram e acreditaram em algo diferente?
Sabe o que eu penso? Eu tenho de fazer a minha parte!! É como você disse mesmo... as pessoas pensam que nada vai dar certo, que nada vai mudar, e esquecem que se você quer mudança, seja a mudança que você quer ver.
E tenho dito!
Ótimo texto!

Anônimo disse...

Toda culpa é do povo brasileiro, povo burro, povo acomodado, povo que não reclama de nada, povo que vota errado, povo que se vende por míseros 100 reais por mês sem perceber e sem ligar para os problemas que estão debaixo de seu telhado, que estão batendo à sua porta, então minha humilde opinião a culpa não é de casimiro e não são dos políticos, a culpa é toda e exclusivamente nossa!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Descruza os braços povo brasileiro e acorda para a vida!!!!!!!!!

Tá na hora de abrir o olho e aprender povo BURRO!!!!!!!!!!

Postar um comentário

Postagem mais antiga Página inicial

Text

Quem sou eu

Minha foto
Sou aluna de graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia e atualmente estou como bolsista de iniciação cientifica-CNPq, com o seguinte tema: "Os desafios na organização da educação básica na virada do século: autonomia e qualidade do ensino na escola pública".

About me

DIOCIONÁRIO

Saudações

E aí, blz?

Esse é o meu blog.

Nele, pretendo fazer confidências sobre a minha vida acadêmica, não deixando a pessoalidade de lado. Faço isso, pois acredito que não existe neutralidade em nada que fazemos. Tudo depende das experiências que adquirimos durante o nosso percurso no mundo, das estradas que andamos e pessoas que nos marcam deixando um pouco de si, levando um pouco de nós.

A importância desse blog, vai depender, principalmente de vc, dando opiniões e discordando das idéias colocadas aqui quando julgar necessário.

Um abraço e lá vamos nós.

Pesquisar este blog

Followers


Recent Comments